segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Gordofobia e calor

O tipo de assunto que gera discussões épicas na internet é adoradores de frio x adoradores de calor. É incrível como a internet é um terreno fértil para as mais inúteis discussões e até um tópico "inocente" como esse acaba gerando discussões raivosas.
Confesso que já entrei nessa discussão algumas vezes ao longo dos meus anos perdidos pela internet. Mas nunca cheguei a problematizar politicamente porque a defesa do calor me causa tanta raiva até ver que todas as pessoas que eu conheço que gostam de calor são magras. Todas as pessoas que postam motivos para gostar do calor, são magras.
Não estou com isso querendo dizer que não existem pessoas gordas que gostem de calor, até porque seria um erro igualar todas as pessoas gordas, que são um grupo plural, assim como mulheres, pessoas negras e etc.
Essa semana, ao ler um post do Buzz Feed "21 situações que todo incompreendido amante do calor já enfrentou" eu tive o clique que, em primeiro lugar, fez com que eu ficasse muito muito revoltada e em segundo lugar fez com que eu levantasse reflexões mais políticas sobre meu ódio ao calor e aos amantes de calor.
Como mulher gorda, é realmente muito difícil amar o calor porque o calor é a época do ano que a gordofobia se expressa da forma mais dura. É a época que as mulheres gordas mais sofrem. E eu explico porque.
Primeiro, pessoas gordas sentem mais calor e tendem a suar mais. Esse suor que pode ser considerado ok em homens e sexy em mulheres magras (o que não é nada bom, pois é pura objetificação), em mulheres gordas é considerado nojento. Uma mulher gorda suada certamente vai ser evitada pelas pessoas nas ruas. Isso quando não temos que ouvir xingamentos que nos comparam a animais, como porcos, e por aí vai.
Da mesma forma, se andar de transporte público já não é fácil para as pessoas gordas porque ele não foi feito pensando na diversidade dos corpos, tente fazer isso no calor. Mal estar, sudorese intensa, pessoas te apontando, olhando pra você com nojo. Se você, então, não tem carro, não pode andar de táxi ou similar vai acabar evitando ao máximo sair de casa.
Se, mesmo assim, enfrentar o desafio da humilhação e sair de casa no calor, o seu destino certamente não será a praia. A não ser que você tenha comprado alguns kits extras de auto estima, visitar a praia ou a piscina sendo gorda tende a trazer mais tristeza do que prazer. Se os olhares de reprovação são constantes quando você está vestida, imagine quando usa um maiô ou quando comete o crime capital de usar um biquíni.
Encarou o desafio de ir a praia? Nem pensa em entrar no mar. A praia inteira para pra te acompanhar com os olhos quando você tira a saída de praia e acompanha seus passos até o mar. Por algum motivo, as pessoas se afastam, pensando que você tem alguma coisa contagiosa.
Ficou com fome? Melhor voltar correndo pra casa! Sabe aquele sorvete que as pessoas adoram tomar no calor? Então, ele não é permitido também pra gorda. Aliás, nem o sorvete, para não ouvir comentários desagradáveis de que é por isso que está "deste tamanho", nem um milho verde, pra evitar que alguém comente que "finalmente você está fazendo regime".
Caminhar com os amigos na rua deveria ser o direito de todos, certo? Se você está com a autoestima bombando e vestiu uma roupa de verão e saiu pra caminhar, certamente vai ter que enfrentar no dia seguinte as consequências disso, com assaduras pelo corpo.
Ah, esqueci de dizer, roupas de verão é algo que absolutamente não existem. Se você for muito insistente talvez encontre uma bermuda de cotton e olhe lá. Simplesmente não existem roupas de calor para quem usar manequim maior que 50, afinal, se a marca já se prestou a fazer roupa pra gorda, o que é raro, raríssimo (e caríssimo), é claro que ela está fazendo roupa pra você se esconder. Chamar a costureira também não adianta, já que elas não sabem fazer roupas para a sua modelagem e se encontrar uma profissional fera que consiga, bem, volta pro começo do texto pra ver o que acontece quando gordas saem às ruas no calor.

Você pode gostar de calor? Minha gente, vocês podem gostar do que quiserem. O que não pode é ficar usando seu privilégio pra sambar em cima das pessoas gordas que sofrem, efetivamente, com o tempo quente.
Não estou com isso fazendo uma defesa ao frio (ainda que eu obviamente prefira, já que posso viver minimamente melhor), já que o frio traz consigo outros problemas: como a triste realidade dos moradores de rua no tempo frio.
Então, da próxima vez que formos falar de temperaturas, atividades e gostos, não vamos esquecer que a gente vive numa sociedade atravessada por opressões, falou? Valeu ;)

Pra fechar, eu no biquíni, enfrentando a gordofobia.
Foi esse ano, em Paraty. Estava passeando com a minha irmã de barco e, bem, tudo isso aí de cima e mais um pouco eu ouvi meus amigos. Não vão me dizer que é sussa pras gordas colocar biquíni apenas porque NÃO É!
(tanto não é que depois dessa viagem minha mãe comprou muito "simpaticamente" um maiô pra mim, gordofobia? Não, imagina!)

2 comentários:

  1. Cara, eu percebo essa relação da pessoa ser magra com gostar de calor desde a adolescência (que foi quando comecei a ganhar uns pesinhos a mais de presente de natal, aniversário, feriados e férias hahah) e achava que era noia da minha cabeça até ler esse texto! Eu inclusive confirmei minha teoria (que tentava por na cabeça que era noia) quando emagreci, deixei de ser obesa (mas ainda estou acima do """normal""") e passei a gostar de calor também hahah (eu ainda sinto um certo pânico quando fico de biquini, mas agora consigo trabalhar a cabeça e ficar de boa) mas gordofobia é uma coisa difícil de esquecer, ainda mais que fica tudo muito mais conspícuo quando você já vivenciou e consegue identificar quando acontece com muito mais facilidade (e realmente, na praia eu quase vomito de ódio da quantidade de atitudes gordofóbicas que acontecem).

    ResponderExcluir